O Que Faz de GTA A Melhor Franquia Sandbox de Todos Os Tempos

Desde o sucesso estrondoso de GTA 3, vimos o surgimento de muitas outras franquias que fazem uso do mesmo estilo de gameplay que GTA tanto tornou popular. De Just Cause à Saints Row, foram muitos tentando beber da fonte de sucesso da grande franquia da Rockstar Games.

Mas apesar de todas serem muito parecidas de longe, quando vemos um pouco mais de perto conseguimos notar que nem todas conseguem realmente absorver o que GTA tem de mais especial.

A franquia tem uma identidade única, que ninguém consegue fazer realmente igual, apesar de conseguir produzir também um grande mundo aberto, com várias armas e opções de gameplay.

Mas por trás de tudo isso, muitas falham em ter algo realmente substancial para sustentarem alguma identidade própria, e acabam caindo no mesmo erro de ficarem repetitivas, tentando cobrir seus jogos apenas com violência.

GTA tem uma alma, uma essência que é totalmente única. Além de quaisquer aspectos técnicos, a franquia consegue reproduzir uma humanidade nunca antes vista nos games, conseguindo ser realmente uma representação da vida real.

Não estou falando apenas de referências, mas uma forma de arte que se expressa na construção de mundo que a série faz em seus jogos, que é vista nos pequenos detalhes. Tudo isso faz um mundo realmente vivo, que funciona por conta própria e não depende de você fazer tudo acontecer.

Existem várias coisas acontecendo, o tempo passando e tudo evoluindo sozinho, um verdadeiro aspecto da vida real, e que sempre deixa GTA em um patamar completamente diferente das outras franquias que tentam lhe copiar.

Eu fiz um vídeo com mais detalhes que foi feito para encerrar com chave de ouro o ano de 2020, e nele eu faço uma análise completa sobre todos esses detalhes que fazem de GTA a melhor franquia de mundo aberto já feita.

Clique na imagem abaixo




Comentários