13 Anos de GTA IV e O Início da Era Negra da Rockstar Games


Quando a sétima geração de consoles começou e vimos o poder dos então novos Xbox 360 e PS3, ficamos entusiasmados para testemunhar todo tipo de jogos rodando naquelas novas plataformas. Obviamente já era de se esperar que a Rockstar faria seu movimento com um novo GTA para dar continuidade à franquia na geração que se iniciava.

Então em 29 de Abril de 2008, chega oficialmente às lojas o aguardado GTA IV (GTA 4), o pontapé inicial da grande franquia na geração mais recente de consoles. O jogo foi tudo o que poderia se esperar de um autêntico Grand Theft Auto: Divertido, polêmico, e acima de tudo um grande divisor de águas entre os fãs, que em grande parte esperavam uma abordagem ainda mais ampla do que a adotada em GTA San Andreas.

Entre os que adoraram o game (eu incluso) e os que não gostaram tanto assim, existe uma opinião universal de que aquela história havia elevado o patamar de narrativa da série a um novo nível. Seu enredo não era apenas único, mas com um tom totalmente diferente daquele visto na série até então.

O jogo era cinzento, melancólico, com uma atmosfera pesada do início ao fim, coisa que não era habitual em GTA. Esse seria o início do que eu chamo de Era Negra da Rockstar Games.

A partir dali, todos os jogos que a Rockstar lançaria teriam um tom mais obscuro em suas narrativas. Todos os protagonistas seriam jogados em um mundo que com certeza os odeia e o carma os persegue. A luta pela sobrevivência se tornaria uma luta contra a própria vida.

Red Dead Redemption e Max Payne 3 enfrentaram o mesmo processo. O alívio cômico diminuiu, as tensões aumentaram, a carga dramática tomou conta dos enredos, e nenhuma esperança parecia estar no horizonte. Niko, John e Max lutavam em guerras que eles não pareciam ter condições de ganhar e a atmosfera que os cercava deixava isso claro.

Para mais detalhes, você pode conferir o vídeo completo em que eu comento tudo isso nos mínimos detalhes.

Clica na imagem abaixo para conferir:



Comentários